top of page

 

Sou Homem/ sou árvore - Sou Mulher / Sou árvore

 

 

Onde se origina a consciência do mundo? Penso que esta consciência do mundo tem origem no pensamento da natureza.

 

Quero iniciar com uma pequena memória nostálgica que me rasga o coração, e que é: Cada vez que vejo uma árvore cair, sinto como se reduz o espaço dos meus pulmões. É difícil respirar. É difícil respirar quando passam ao meu lado sem entender por que estou aqui. É difícil respirar essa energia de indiferença. É difícil respirar essa postura egocêntrica que te sustenta dentro do sistema.

 

Uma árvore te oferece a vida para que se mantenha o ecossistema. Uma árvore te oferece o ar que você respira – um ciclo tão indivisível - se você não está consciente disso, não é capaz de notar. E falando de invisibilidades, árvores são assassinadas todos os dias e você nem percebe. É um dos assassinatos menos importantes do mundo. Por isso entendo que você não pode digerir a morte de uma árvore, por que não há suficiente oxigênio para chegar a seu cérebro. E falando a partir dessa ferida, imagina ter que falar da morte de seu irmão, seu pai ou sua mãe. Falar a partir dessa ferida é falar de sentimentos, desse sentir que se manifesta.

 

A ciência já comprovou que sentimos dor, isso quer dizer que somos seres vivos. Ou você não se deu conta disso? Deixa minhas raízes crescerem mais e minhas ramas chegarem ao céu. Deixa que eu te conte histórias, talvez assim tenha também histórias para contar sobre nossa longa vida juntos.

 

Deixa-me reconstruir seus pulmões.

 

 

ABRAÇAR ÁRVORES COMO POSTURA POLÍTICA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comecemos com uma ação simples, abraçar uma árvore e dizer a ela o que sentimos, peça desculpas a ela. Uma ação simples multiplicada por milhões é muito. Sei que a culpa não é sua, mas sim daqueles que governam e que te faz indiferente ao esconder as coisas, de não mostrar como fazem de mim sua sustentação econômica. Ao menos a ti não te perfura, te assassina e destrói como fazem com o resto da minha família. A ti utilizam para manter seu poder. A única maneira que te assassinam é quando se coloca contrário ao que chamam de “sistema”.

 

Por esta mesma razão e para começar, abraçar árvores como postura política é abraçar a si mesmo, abraçar a vida. Assumo que abraçar é um ato de rebeldia contra tudo isso que chamam de “sistema”. Abraçar é um ato de fé diante da vida, abraçar uma árvore é abraçar-te.

 

Transforme a ideia de superioridade estancada que tenha sobre a natureza - esta é a verdadeira crise ecológica. Não é mais que uma dissociação em seu pensamento de que você está fora da ordem natural. Eu gosto de como pensa a Doutora Blanca Elisa Cabral, pensamento que encontrei nesse corpo, e que fala: “não existe revolução global da natureza e da sociedade sem subverter esta maneira de pensar ancorada na coisificação-desnaturalização-dissociação e endeusamento da razão (racionalismo).

 

Trata-se nada mais de um questionamento da natureza. Uma dúvida sobre o natural que tem a ver com a forma em que você vive. Pensamento e corpo estão conectados, por esta mesma razão, não somente sou homem, não somente penso, também sou natureza, sou árvore, sinto tudo em meu corpo, por isso digo que me dói e me custa respirar ao ver morrer arvores ao meu redor. Assim, como homem, sem perder minhas raízes, assumo politicamente, a partir deste meu pensamento, o abraço como postura questionadora da razão sobre o natural.

 

E como natureza, como árvore, assumo a vida. Peço forças ao Sol e a Lua para este início, a partir do que me transformei através de um corpo humano, manifestando minha consciência natural.

 

Traduzido por: Wagner Rossi Campos

 

 

 Levantamento do Homem Árvore é um projeto convidado a participar em PERPENDICULAR Transformance y Magia, evento de arte Organizado por Wagner Rossi Campos - Brasil.

MANIFESTO SOU NATUREZA

FRANK BREADY TREJO

LEVANTAMENTO DO HOMEM ARVORE

bottom of page